No dia em que anunciou a liberação de aplicativos de transporte individual, como o Uber, a prefeita liberou a presença dos táxis o dia todo, inclusive nos horários de pico, nos corredores de ônibus (que ficam à esquerda) e o uso das faixas exclusivas (que ficam à direita) mesmo sem passageiros.
À medida representa um recuo da administração, que implantou as restrição aos taxistas a partir da criação das faixas exclusivas, no primeiro ano da administração, em 2013.
Depois disso, a Prefeitura divulgou números mostrando que, nos corredores, a velocidade dos ônibus era limitada em 25,5% no sentido Centro e em 31,6% no sentido bairro nos horários de pico. O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, chegou a afirmar que "1% dos usuários de carro atrapalham 99% dos usuários do transporte coletivo".
A proibição de táxis circularem das 6h às 9h e das 16h às 20h veio em março de 2014. À época, o Ministério Público também pedia a retirada dos táxis dos corredores de ônibus e ameaçou a Prefeitura com a instauração de uma ação civil pública para a saída dos veículos.
Agora, a prefeitura afirma que os engenheiros constataram que não houve ganhos expressivos nas velocidades dos ônibus com as medidas.
A reformulação, por sua vez, depende em grande parte de que saia do papel a nova licitação de ônibus da cidade, que foi lançada há dois anos e está parada no Tribunal de Contas do Município. Também é importante a construção de terminais de ônibus e de 150 km de corredores de ônibus que pouco avançaram, em razão da falta de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento .
Além do fim da restrição nos corredores, os taxistas comemoram o fato de poder circular sem passageiros nas faixas exclusivas. As faixas foram liberadas gradativamente a partir de 2014, mas a condição de ter passageiro tinha permanecido.
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